Primark e Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional unem esforços para melhorar bem-estar de trabalhadores têxteis nos mercados em desenvolvimento

06 janeiro 2016

A Primark anunciou o início de uma nova parceria em cooperação com o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID) para melhorar as condições laborais dos trabalhadores do sector têxtil em mercados em desenvolvimento.

Esta parceria irá combinar a presença, redes de informação e expertise de ambas as organizações para melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores locais, reforçar o desenvolvimento económico nacional e ajudar a atenuar a pobreza em cinco dos mercados-chave da Primark em que o DFID também actua: Bangladesh, Paquistão, Birmânia, Etiópia e Índia.

Desde a formação para a igualdade de género em fábricas têxteis até ao ensino de enfermagem para mulheres, grande parte do programa irá focar-se em criar mudanças positivas para as mulheres no mundo em desenvolvimento. As indústrias de moda e têxtil são a segunda maior empregadora em mercados subdesenvolvidos, a seguir à agricultura, empregando muitas mulheres. Estudos demonstram que dotar estas mulheres de educação e formação é um veículo para benefícios positivos, tanto para as suas famílias como para as comunidades em que trabalham.

O Governo do Reino Unido está na frente dos esforços globais para melhorar os direitos e o bem-estar de jovens e mulheres. O Departamento para o Desenvolvimento Internacional está a trabalhar no sentido de melhorar as vidas das jovens e mulheres em todas as áreas do seu trabalho de desenvolvimento internacional, desde educação a saúde materna e infantil, de protecção e segurança pessoal a autonomia política e económica.

A Primark e o DFID pretendem, em conjunto, concentrar-se em alcançar transformações significativas nestas três áreas-chave:

1. Capacitação Económica das Mulheres – para apoiar a capacitação de trabalhadoras fabris em cadeias logísticas e erradicar problemas que as mulheres enfrentam: saúde, trabalho doméstico, igualdade de género, progressão de carreira e competências (vocacionais e pessoais). Por exemplo, no Bangladesh, a Primark e o DFID estão a trabalhar juntos para formar enfermeiras através do programa HERhealth.
  2. Desenvolvimento de Mercado – para desenvolver sectores têxteis éticos e sustentáveis nos países fornecedores que contribuam para prioridades como o desenvolvimento económico nacional e a erradicação da pobreza. Em conjunto, a Primark e o DFID vão identificar oportunidades que ajudem a criar sectores de vestuário éticos e sustentáveis tanto em mercados fornecedores já existentes como em novos, tal como a Birmânia e África Oriental.
  3. Resposta a catástrofes – a Primark e o Departamento para o Desenvolvimento Internacional vão partilhar ensinamentos da resposta ao desastre de Rana Plaza, incluindo a acção da Primark junto dos parceiros locais no Bangladesh para providenciar apoio a curto e longo-prazo às vítimas e às suas famílias.

Paul Lister, responsável da Equipa de Comércio Ético da Primark e Hon Desmond Swayne, Ministro de Estado no DFID, assinaram a Carta de Intenções das duas organizações.

Paul Lister, responsável da Equipa de Comércio Ético da Primark, afirmou
“Na Primark, estamos empenhados em assegurar que as pessoas que fazem os nossos produtos trabalham em boas condições, são tratadas correctamente e remuneradas a um valor justo. É por isso que temos hoje mais de 60 pessoas a trabalhar para a nossa Equipa de Comércio Ético ao longo de toda a cadeia logística para garantir o cumprimento dos elevados padrões.

“Sabemos que ao garantir que os direitos dos trabalhadores estão protegidos nas fábricas com as quais trabalhamos, podemos igualmente impactar positivamente vidas fora das fábricas. Seja literacia financeira, educação para a saúde ou ajuda aos trabalhadores sobre os seus direitos, já comprovámos que simples iniciativas com parceiros locais podem fazer uma enorme diferença.”

Através da sua Equipa para o Comércio Ético, a Primark tem vindo a trabalhar grande parte da última década para assegurar que os trabalhadores dentro da sua cadeia de fornecimento global estão habilitados a operar num ambiente de trabalho decente e protegido. Como líder e membro da aliança da Iniciativa do Comércio Ético (ETI, Ethical Trading Initiative), a Primark está empenhada em cooperar com outros membros dentro da indústria para melhorar as vidas das pessoas que trabalham na indústria têxtil em mercados emergentes.

Paul acrescentou “A nossa nova parceria com o DFID é um reconhecimento da força e intensidade do trabalho que temos vindo a fazer ao longo da nossa cadeia logística. Mas, mais importante ainda, vai ajudar-nos a usar os nossos conhecimentos e recursos já no terreno para acelerar o impacto dos nossos programas. Ao fazer isto, estamos confiantes de que será possível fazer uma diferença ainda maior.

Sobre a Primark
A Primark é um dos maiores retalhistas de roupa na Europa, oferecendo aos clientes qualidade e designs atuais a bons preços. A marca conta com 292 lojas, e emprega mais de 62.000 pessoas no Reino Unido, República da Irlanda, Espanha, Portugal, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Áustria, França, e EUA. A Primark, que é uma subsidiária da Associated British Foods plc, foi fundada em junho de 1969 na República da Irlanda. Em 2006, a Primark abriu uma loja em Madrid, Espanha, a primeira na Europa Continental, e atualmente opera a partir de 1 milhão de metros quadrados em dez países. A Primark é considerada Líder pela Iniciativa de Comércio Ético do Reino Unido desde 2011, e, em 2014, a campanha Detox da Greenpeace reconheceu a Primark como líder na gestão de químicos.

Para obter mais informação, visite o site Primark.com ou siga-nos através de @Primark no Facebook, Twitter e Instagram.

Sobre o DFID
O Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID) conduz os trabalhos do Reino Unido para acabar com a pobreza extrema. Está a acabar com a necessidade de auxílio através da criação de empregos, do desbloqueio de potencial de jovens e mulheres e da ajuda a salvar vidas quando ocorrem emergências humanitárias. Para mais informações visitar www.gov.uk/dfid.

Para obter mais informação, por favor, contacte:
Vanda Rosário
Ipsis
E-mail: vanda.rosario@ipsis.pt
Telefone: 00 351 91 930 05 50

• Atingiu o máximo de favoritos, inicie sessão para adicionar mais

Uau!

Adicionámos o primeiro artigo aos teus favoritos.
Podes aceder-lhe sempre que quiseres, clicando aqui.

Tens tempo para te atualizares?

O Primark.com suporta os browsers mais recentes, incluindo Chrome, Firefox e Safari. Certifica-te de que tens a versão mais atualizada para aproveitares ao máximo o Primark.com