A Primark regista mais trabalhadores, e oferece mais ajuda financeira de curto prazo

19 setembro 2013

No dia 13 de setembro de 2013, a Primark, em cooperação com o sindicato IndustriALL Bangladesh Council, realizou mais um evento em Daca, no Bangladesh, para registar 296 trabalhadores no seu programa de ajuda financeira de curto prazo. A iniciativa segue-se a eventos anteriores, realizados em junho e julho, em que 3.333 trabalhadores se registaram para receber a ajuda prestada pela Primark (equivalente a três salários), o que elevou o número total de trabalhadores registados para 3.602. Esta ajuda totaliza agora seis meses de salários desde a derrocada do edifício Rana Plaza em abril. A oferta foi estendida a todos os trabalhadores, incluindo aqueles que produziram vestuário para os concorrentes da Primark; simultaneamente a empresa está a colaborar com ONG e sindicatos relativamente a um regime de remuneração de longo prazo.

No dia 12 de setembro de 2013, os retalhistas que estavam presentes em Rana Plaza foram convidados a participar numa reunião tripartida na Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, para discutir o regime de remuneração de longo prazo. Dos cerca de 28 retalhistas que se abasteciam nas fábricas do edifício Rana Plaza, apenas nove estiveram presentes.

Após a reunião, a Primark comprometeu-se a realizar um segundo pagamento de curto prazo, equivalente ao salário de três meses, uma vez que continua preocupada com a demora no acordo quanto ao regime de compensação. A empresa já pagou o equivalente a três meses de salário. Até à data, a Primark comprometeu cerca de 1,5 milhões de dólares no âmbito do programa de distribuição de alimentos e de apoio financeiro de curto prazo.

ITV: Primark pledges more compensation to Bangladesh victims

BBC Online: No deal on Bangladesh garment disaster damages

Bloomberg: Primark almost alone in giving aid to Bangladesh victims

• Atingiu o máximo de favoritos, inicie sessão para adicionar mais

Uau!

Adicionámos o primeiro artigo aos teus favoritos.
Podes aceder-lhe sempre que quiseres, clicando aqui.

Tens tempo para te atualizares?

O Primark.com suporta os browsers mais recentes, incluindo Chrome, Firefox e Safari. Certifica-te de que tens a versão mais atualizada para aproveitares ao máximo o Primark.com