Ethical Corporation nomeia Primark para o prémio “Investimento Comunitário Internacional Mais Eficaz”

25 setembro 2015

A Primark tem o prazer de anunciar que a Ethical Corporation, publicação de negócios global de referência em responsabilidade corporativa e social, nomeou a empresa para a categoria Investimento Comunitário Internacional Mais Eficaz dos seus Prémios de Negócio Responsável 2015.

Esta distinção é o reconhecimento do trabalho que a Primark tem levado a cabo com o banco BRAC, no Bangladesh, para promover a literacia financeira e a inclusão das pessoas que beneficiaram da compensação financeira dada pela Primark em 2013 aos visados no desabamento do edifício Rana Plaza, em grande parte ocupado por operadores têxteis de uma empresa fornecedora.

Notas aos editores:

Imediatamente após o desastre, a Primark forneceu alimentos e disponibilizou 2 milhões de dólares de auxílio financeiro de curto prazo para todas as pessoas que tinham estado no edifício Rana Plaza, ou para os seus dependentes, independentemente de serem trabalhadores da cadeia Primark ou de qualquer outra da concorrência.

Para receber ajuda financeira, os trabalhadores ou os seus dependentes tinham que se registar. Devido ao facto de a maioria dos beneficiários não ter uma conta bancária, a Primark firmou uma parceria com o bKash, do banco BRAC, que foi fundamental para que os pagamentos às pessoas fossem seguros e transparentes. Para receber um pagamento, os beneficiários precisavam de ter um telemóvel e, se não fosse esse o caso, a Primark oferecia-lhes um. Esta cooperação do bKash permitiu que mais de 3,500 famílias recebessem pagamentos da Primark.

A Primark comprometeu-se ainda a providenciar uma compensação de 11 milhões de dólares, a longo prazo, para os 672 trabalhadores da New Wave Bottoms (empresa fornecedora) ou respectivos dependentes.

Após desenvolver e implementar avaliações de vulnerabilidade, baseadas na metodologia da Organização Mundial de Saúde e desenhadas à medida do contexto do Bangladesh, a Primark percebeu que muitas das pessoas que estava a apoiar tinham pouca ou mesmo nenhuma experiência com o sistema bancário, níveis de literacia muito baixos e conhecimentos limitados dos seus direitos.

Em parceria com o BRAC e algumas outras organizações, a Primark decidiu abraçar um evento para dar aos beneficiários das compensações alguma informação independente e aconselhamento sobre como gerir e proteger o seu dinheiro. O objectivo foi reduzir a vulnerabilidade destas pessoas e encorajá-las a negociar a sua gestão financeira e tomar decisões informadas.

O evento decorreu durante 17 dias em Daca, capital do Bangladesh, contou com 751 participantes e consistiu maioritariamente em formação por parte do BRAC: como funciona o sistema bancário, as contas e até quais as opções de poupança disponíveis. Os participantes foram desafiados a decidir o que fazer com as compensações recebidas, desde poupanças a investimentos, e tiveram direito a aconselhamento personalizado.

No fim, 96% dos participantes saíram do evento com uma conta poupança aberta, inclusive todos aqueles que tinham crianças à sua responsabilidade. No total, 8,7 milhões de dólares das compensações foram colocados em contas poupança.

Seis meses após a realização do evento, a Primark inquiriu 180 participantes e os resultados foram muito positivos:
67% afirmaram que o evento lhes ensinou a manter o dinheiro seguro
78% acharam a documentação fácil de perceber
77% usaram essa documentação na sua vida diária
95% afirmaram que o conhecimento adquirido no evento os ajudou a resolver diversos problemas do dia-a-dia.

• Atingiu o máximo de favoritos, inicie sessão para adicionar mais

Uau!

Adicionámos o primeiro artigo aos teus favoritos.
Podes aceder-lhe sempre que quiseres, clicando aqui.

Tens tempo para te atualizares?

O Primark.com suporta os browsers mais recentes, incluindo Chrome, Firefox e Safari. Certifica-te de que tens a versão mais atualizada para aproveitares ao máximo o Primark.com