Declaração da Primark Stores sobre o Rana Plaza

24 outubro 2013

Seis meses após a derrocada do edifício Rana Plaza no Bangladesh, a Primark anuncia hoje que irá tomar medidas unilaterais complementares para disponibilizar indemnização de longo prazo às vítimas do desastre, ou seus dependentes.

Em concreto, a empresa está a planear o seguinte:

Em primeiro lugar, a empresa já estabeleceu um calendário para o início dos pagamentos da indemnização de longo prazo para a força de trabalho de 550 pessoas (ou seus dependentes) da New Wave Bottoms, o fornecedor que laborava no Rana Plaza e que estava a produzir roupa para Primark na altura.

Este plano de indemnização de longo prazo foi concebido pela empresa com a ajuda de peritos externos, e envolve avaliações médicas e de vulnerabilidade. Estas avaliações serão realizadas com o apoio do Departamento de Estudos de Vulnerabilidade e Gestão de Desastres da Universidade de Dhaka, da Faculdade de Medicina da Universidade de Dhaka, de médicos independentes, juntamente com os sindicatos e ONG que são nossas parceiras de implementação.

O plano da empresa foi apresentado com a OIT. Outras marcas de retalho estão a considerar a possibilidade de adotar esse plano no âmbito de um quadro para toda a indústria para a disponibilização de indemnização.

No entanto, dado o tempo que está a demorar a chegar a um acordo sobre esse quadro para toda a indústria, a empresa anuncia hoje que continuará a avançar com o plano de modo a disponibilizar indemnização aos trabalhadores da New Wave Bottoms e seus dependentes, no Ano Novo.

Em segundo lugar, a empresa compromete-se hoje a efetuar um terceiro pagamento financeiro de curto prazo aos 550 trabalhadores da New Wave Bottom, ou seus dependentes. Esta assistência irá proporcionar algum alívio, enquanto os planos de indemnização de longo prazo são finalizados. A empresa já fez pagamentos similares de curto prazo, dado o atraso na obtenção de um acordo sobre o plano de longo prazo (ver as notas aos editores).

Em terceiro lugar, a Primark está a convidar outras marcas envolvidas no desastre do Rana Plaza a dar um contributo através do pagamento de ajuda de curto prazo a cerca de 3 mil trabalhadores (ou seus dependentes) que fabricavam roupas para essas marcas. Até à data esses trabalhadores têm recebido o apoio da Primark, embora os trabalhadores envolvidos não estivessem a fabricar roupa para a empresa, mas para outras marcas.

O objetivo deste pagamento seria de aliviar as dificuldades enquanto essas marcas continuam a ponderar sobre indemnização de longo prazo. No entanto, se as outras 27 marcas que contratavam a fornecedores no Rana Plaza não derem contributo, a Primark garante desde já que irá pagar mais três meses de salário a todos os trabalhadores em causa.

Um porta-voz afirmou: “No espaço de uma semana após a derrocada do Rana Plaza, a Primark comprometeu-se a pagar indemnização de longo prazo às vítimas do desastre, o mais rapidamente possível. Desde então, a empresa tem trabalhado constantemente para criar um quadro que possa ser adotado por outras marcas de retalho.

Este trabalho permite-lhe agora estar confiante de que pode começar a pagar indemnizações no início de 2014. A Primark disponibilizará o quadro a outros retalhistas que contratavam no Rana Plaza para facilitar os seus planos de indemnização. Entretanto, a Primark irá garantir mais 3 meses de salário a mais ou menos 3600 vítimas do Rana Plaza para aliviar as suas dificuldades imediatas, muitas dessas vítimas trabalhavam na cadeia de abastecimento de outras marcas.

A empresa convida outras marcas que contratavam no Rana Plaza a contribuir agora para uma parte equitativa desta tranche de ajuda.””

For further information see www.primark-bangladesh.com

• Atingiu o máximo de favoritos, inicie sessão para adicionar mais

Uau!

Adicionámos o primeiro artigo aos teus favoritos.
Podes aceder-lhe sempre que quiseres, clicando aqui.

Tens tempo para te atualizares?

O Primark.com suporta os browsers mais recentes, incluindo Chrome, Firefox e Safari. Certifica-te de que tens a versão mais atualizada para aproveitares ao máximo o Primark.com